domingo, 14 de agosto de 2011

IX - Endocrinologia e Reprodução - 3 A

3 – Os Hormônios Córtico-Supra-Renais 

A glândula supra-renal divide-se em medula e córtex. A medula da supra-renal secreta os hormônios epinefrina e norepinefrina em resposta à estimulação simpática. Esses hormônios causam uma resposta sistêmica equivalente a uma estimulação simultânea direta pelos nervos simpáticos em todas as partes do corpo. O córtex supra-renal secreta um grupo totalmente diferente de hormônios, denominados corticosteróides.
Os dois tipos principais de corticosteróides são os mineralocorticóides e os glicocorticóides. Os mineralocorticóides afetam especialmente os eletrólitos dos líquidos extracelulares – particularmente o sódio e o potássio. Os glicocorticóides, por sua vez, aumentam a concentração sanguínea de glicose. Exercem também influência sobre o metabolismo das proteínas e dos lipídios.  O principal mineralocorticóide é aldosterona e o principal glicocorticóide é o cortisol, ou hidrocortisona. Ambos são considerados os hormônios esteróides de  maior importãncia no corpo.
A função sem dúvida mais importante da aldosterona é a de promover o transporte de sódio e potássio através das paredes dos túbulos renais e, em menor grau, o transporte de hidrogênio. Os principais efeitos do cortisol sobre o metabolismo dos carboidratos são a estimulação da gliconeogênese hepática (formação de glicose a partir das proteínas), a diminuição da utilização de glicose pelas células e a elevação da concentração sanguínea de glicose.
O cortisol possui efeitos antiinflamatórios agindo sobre a enzima fosfolipase A2, importante para a formação do ácido araquidônico. Alguns tipos de estresse, como traumas, infecções  e cirurgias, aumentam a liberação de cortisol.  A secreção de aldosterona pelo córtex supra-renal é controlada principalmente pela ação direta do potássio e da angiotensina sobre as células córtico-supra-renais.

      A regulação da secreção de cortisol é feita pelo hormônio corticotrópico (ACTH) produzido pela hipófise anterior. A secreção de ACTH, por sua vez, é controlada pelo hormônio liberador da corticotropina produzido pelo hipotálamo. O cortisol circulante produz feedback negativo sobre o hipotálamo, diminuindo a formação do hormônio liberador de corticotropina, e sobre a hipófise anterior, diminuindo a formação de ACTH.






Nenhum comentário:

Postar um comentário