A hipófise posterior não secreta hormônios, ela armazena os hormônios que são transportados do hipotálamo através do trato hipotálamo-hipofisário. O ADH (vasopressina) é formado principalmente nos núcleos supra-ópticos hipotalâmicos, enquanto a ocitocina é formada principalmente nos núcleos paraventriculares do hipotálamo.
Radioimunoensaio (Guyton)
O princípio do radioimunoensaio é o seguinte:
Em primeiro lugar, desenvolve-se um anticorpo em grandes quantidades em algum animal inferior, altamente específico contra o hormônio a ser determinado.
Radioimunoensaio (Guyton)
O princípio do radioimunoensaio é o seguinte:
Em primeiro lugar, desenvolve-se um anticorpo em grandes quantidades em algum animal inferior, altamente específico contra o hormônio a ser determinado.
Em segundo lugar, mistura-se uma pequena quantidade desses anticorpos com (1) certa quantidade de líquido do animal contendo o hormônio a ser medido e (2) quantidade apropriada de hormônio padrão purificado, que foi marcado com isótopo radiativo. Todavia, é preciso satisfazer uma condição específica: o anticorpo deve estar presente em quantidades insuficientes para ligar-se à quantidade total de hormônio marcado radiativamente e de hormônio no líquido a ser medido. Assim, o hormônio natural no líquido do ensaio e o hormônio padrão radiativo competem pelos sítios de ligação do anticorpo. No processo de competição, a quantidade de cada um dos hormônios - o natural e o radiativo - que se fixa é proporcional à sua concentração.
Em terceiro lugar, após a ligação ter atingido o equilíbrio, o complexo anticorpo-hormônio é separado do resto da solução, e determina-se a quantidade de hormônio radiativo ligado ao anticorpo por meio de técnicas de contagem radiativa. Quando ocorre ligação de grande quantidade do hormônio radiativo ao anticorpo, isso significa que sô havia uma pequena quantidade do hormônio natural competindo com o hormônio radiativo e que, por conseguinte, a concentração do hormônio natural no líquido testado era pequena. Por outro lado, nos casos em que só ocorre ligação de pequena quantidade de hormônio radiativo, é evidente que existia quantidade muito grande do hormônio natural competindo pelos sítios de ligação.
Por fim, para que o ensaio seja altamente quantitativo, o radioimunoensaio também é realizado com soluções "padrão" de hormônio marcado em diversos níveis diferentes de concentração. A seguir, traça-se a "curva padrão", Ao comparar as contagens radiativas registradas no ensaio original com a curva padrão, é possível determinar, com erro de ± 10 a 15%, a concentração do hormônio no líquido testado. Esse método determina quase sempre concentrações tão diminutas quanto um trilionésimo de grama de hormônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário