quinta-feira, 18 de agosto de 2011

IX - Endocrinologia e Reprodução - 7

 7 – Fisiologia Feminina Antes da Gravidez e os Hormônios Femininos 

Nos meados de cada ciclo mensal, normalmente um único óvulo é expelido para a cavidade abdominal por um folículo ovariano. Esse óvulo segue, então, até o útero, após ser captura pelas franjas das das tubas uterinas e, caso tenha sido fertilizado por um espermatozóide, implanta-se no útero, onde se transforma num feto, com placenta e membranas fetais. À época da puberdade, os dois ovários contêm 300.000 a 400.000 óvulos. Cada óvulo é circundado por uma camada única de células e é denominado folículo primordial.
Durante todo o período reprodutivo da mulher, apenas cerca de 400 desses folículos se desenvolvem o suficiente para expelir seus óvulos, enquanto os demais degeneram. À época do final do período reprodutivo, que é denominado menopausa, apenas alguns folículos primordiais permanecem nos ovários e degeneram logo depois. No sistema hormonal feminino, o hipotálamo produz o hormônio liberador de gonadotropinas que estimulam a hipófise anterior a produzir o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH).
Os hormônios ovarianos estrogênio e progesterona são produzidos pelos folículos em resposta aos hormônios liberados pela hipófise anterior. A duração completa do ciclo hormonal é, em média, de 28 dias. O início dos ciclos mensais ocorre entre os 11 e 15 anos de idade. 
No início de cada mês do ciclo feminino, imediatamente após a menstruação, a concentração do hormônio hipofisário FSH aumenta. Ocorre um progressivo aumento do estrogênio, que atinge o seu nível máximo às vésperas da ovulação. Na mulher que apresenta um ciclo sexual regular, a ovulação ocorre 14 dias após o início da menstruação. Aproximadamente dois dias antes da ovulação a secreção de LH pela hipófise anterior aumenta acentuadamente elevando-se de 6 a 10 vezes. Simultaneamente, o FSH aumenta cerca de duas vezes, é quando ocorre a liberação do óvulo. A massa de células da granulosa que permanece no ovário no local da ruptura do folículo transforma-se no corpo lúteo.
Ele então secreta grandes quantidades de progesterona e estrogênio, principalmente progesterona. Após os dias da fase lútea do ciclo ovariano, a grande quantidade de estrogênio e progesterona secretada pelo corpo lúteo causa efeito de feedback negativo sobre o hipotálamo, reduzindo a secreção de LH e FSH. Segue-se então um novo ciclo ovariano. 
Os estrógenos e as progestinas constituem os dois tipos de hormônios sexuais ovarianos.
O mais importante dos estrógenos é o estradiol, e a progestina mais importante é a progesterona. Os estrógenos promovem principalmente a proliferação e o crescimento de células corporais especificamente ligadas às características secundárias femininas. Por sua vez, as progestinas destinam-se quase totalmente à manutenção das condições endometriais que viabilizem o abrigo de uma gravidez e à preparação das mamas para a amamentação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário